Assistência domiciliar

A- A+

A atenção domiciliar da Unimed Maceió – Unicare foi criada visando oferecer uma opção de tratamento aos usuários portadores de doenças crônicas ou incapacitantes, proporcionando-lhes acompanhamento por uma equipe multiprofissional para realização do tratamento necessário, acrescido de maior conforto, segurança e tranquilidade para os pacientes e familiares envolvidos no processo.

A Atenção domiciliar foi disponibilizada em abril de 1998. Desde então, o serviço revolucionou a assistência médica oferecida às pessoas que necessitavam de um atendimento diferenciado por conta da condição física, por vezes dependente total ou parcialmente dos cuidados de outra pessoa.

A Atenção domiciliar é composta por equipe multidisciplinar que inclui médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros profissionais, de acordo com a necessidade do cliente, que é definida pelo médico assistente.

Entre os objetivos da Assistência domiciliar estão o de contribuir para estabilização das condições clínicas do paciente; prevenir as internações hospitalares; favorecer a integração da família com a equipe multidisciplinar; promover o autocuidado; promover o treino do paciente e cuidador frente às suas novas necessidades; proporcionar maior autonomia ao paciente e seus familiares quanto às atividades de vida diária; contribuir para a educação em saúde e reintegrar o paciente ao seu meio familiar e social.

Entre as vantagens dos serviços oferecidos pela Atenção domiciliar estão a melhoria da qualidade de vida do paciente, através da humanização do atendimento; a diminuição do risco de infecção hospitalar e do estresse provocado pelo afastamento do paciente do convívio familiar; a prevenção de descompensações clínicas, com consequente redução de internações hospitalares e o conhecimento do paciente e seus familiares sobre o processo de adoecimento.

A assistência domiciliar compreende modalidades que se completam e se alternam, conforme o estado clínico do paciente e indicação do médico assistente, de acordo com um plano de ação domiciliar definido.

O Programa de Acompanhamento domiciliar (PAD) oferece os cuidados e tratamentos aos pacientes, com retorno do profissional, quando necessário, para acompanhamento terapêutico de cunho curativo, reabilitatório ou paliativo, que não precise de internamento hospitalar para ser desenvolvido.

O Programa de Monitoramento domiciliar (PMD) é a vigilância da condição de saúde do paciente com visitas médicas periódicas a cada 90 dias, intercaladas por visitas da enfermagem para fins de orientação do paciente, com objetivo principal de prevenir intercorrências e manter a sua estabilidade clínica.

O Programa de Atendimento domiciliar de Custo (PADC) é destinado a cuidados e tratamentos preventivos e curativos, em caráter pontual e de tempo determinado, cuja demanda requeira procedimentos técnicos a serem realizados pela enfermagem e orientações aos cuidadores para continuidade dos cuidados necessários ao caso.

O Programa de Internamento domiciliar (PID) realiza cuidados e tratamentos cuja demanda requeira a presença contínua do profissional de enfermagem, em plantões de 12 horas diurnos ou 24 horas, em substituição ao internamento hospitalar. Inclui fornecimento de materiais médico-hospitalares, conforme necessidade do paciente avaliada pelo clínico da Atenção domiciliar – Unicare.

Para ter acesso a esse atendimento, que permite ao paciente permanecer no ambiente familiar, são necessários três requisitos: a indicação do médico assistente, que o paciente tenha patologia com diagnóstico definido, que ele tenha cuidadores (familiares ou pessoas contratadas) e que resida em Maceió. Sua inclusão nessa modalidade de assistência segue dois passos: avaliação do paciente, condições ambientais e características do grupo familiar, e classificação da complexidade dos cuidados necessários (mediante indicação do médico acompanhante e após avaliação da equipe).

A Atenção domiciliar está localizado à Avenida Dom Antônio Brandão, 354, Farol, em frente ao Hospital Unimed.

Mais informações pelo telefone 4009-4108.