Notícias

A- A+

No carnaval, vá no bloco da saúde

02/2018

Algumas medidas simples podem garantir uma diversão tranquila para toda a família

Assessoria de Comunicação - Unimed Maceió Dra. Lívia Pereira Nunes Bomfim orienta cuidados redobrados com alimentação e hidratação no carnaval

Dra. Lívia Pereira Nunes Bomfim orienta cuidados redobrados com alimentação e hidratação no carnaval

Já está contando as horas para vestir a fantasia e colocar o bloco na rua? Carnaval é pura diversão e, para não perder o melhor da festa, que tal seguir algumas dicas e chegar na Quarta-Feira de Cinzas com muita saúde? 
 
Dra. Lívia Pereira Nunes Bomfim, médica cooperada da Unimed Maceió e especialista em Clínica Médica, destaca alguns pontos que merecem atenção redobrada nos dias de festa. “É importante ter uma alimentação adequada e ficar atento ao que será ingerido durante as festas e blocos de rua, dando preferência a um cardápio composto por frutas, hortaliças, grãos e proteínas magras. Deve-se evitar frituras e gorduras em excesso. A hidratação deve ser feita com água, sucos de fruta e água de coco, para aumentar a energia no calor intenso”, destaca.
 
Vai caprichar nas fantasias? Só não esqueça de usar roupas confortáveis.  “O uso de roupas leves e arejadas vai ajudar o corpo a controlar melhor a temperatura, facilitando a transpiração da pele. Além disso, vale se proteger do sol usando filtro solar, óculos escuros, chapéus e bonés. Deve-se tentar evitar problemas como desidratação, insolação, crises de hipoglicemia ou de pressão baixa, que são comuns durante esses dias de festa e podem acabar estragando o carnaval”, afirma a médica.
 
E sabe a recomendação de não exagerar na bebida alcoólica? Continua valendo, mais do que nunca! “Deve-se evitar o excesso de bebida alcoólica, pois o abuso do álcool nos dias de calor intenso pode levar a quadros de desidratação ainda mais rápido. Além disso, o excesso de álcool pode induzir comportamentos inadequados. E a intoxicação alcóolica aguda pode gerar mal-estar, náusea, vômito e ainda fazer o folião perder um dia de festa. É sempre importante lembrar de não dirigir após ingerir bebida alcóolica”, alerta Dra. Lívia Pereira Nunes Bomfim.
 
E para que a diversão seja completa, fique de olho no bem-estar das crianças e idosos, como recomenda a especialista: “É muito importante passar sempre protetor solar e evitar a exposição direta ao sol e multidões, pois crianças e idosos são mais sensíveis à desidratação. Lembre-se de identificar as crianças e mantê-las sempre perto de um adulto responsável, para evitar que se percam em locais movimentados, como praias, blocos e festas de carnaval”.
 
NO RITMO DA ALEGRIA E DO BEM-ESTAR
 
Tenha uma alimentação e hidratação adequadas para os dias de folia
 
Evite o excesso de bebida alcoólica 
 
Use roupas leves e se proteja do sol e do calor intensos 
 
Tome as medicações de uso habitual, como anti-hipertensivos, antidiabéticos e insulina