Dicas de Saúde

A- A+

Pequenos cuidados que protegem sua saúde vocal

Beber água várias vezes ao dia ajudar a proteger as cordas vocais. Consumir alimentos saudáveis, evitar frituras e gorduras também fazem bem à saúde vocal

O principal cuidado para manter a saúde da sua voz é hidratá-la. Beber água várias vezes ao dia é fundamental para hidratar e amenizar os efeitos negativos que atingem nossas pregas vocais. Além da hidratação, é necessário observar a alimentação. Dar preferência a alimentos mais saudáveis e evitar gorduras e frituras, que podem causar doenças como o refluxo, em que o ácido que retorna do estômago volta queimando toda a laringe e, inclusive, atinge as pregas vocais. O descanso também é importante para as pregas vocais. É necessário respeitar a quantidade de horas que cada organismo necessita.

Confira alguns mitos e verdades sobre a saúde vocal:
Refrescantes - Usar pastilha e chicletes não é bom para a voz, pois eles assumem o mesmo efeito anestésico que o álcool: mascaram, dão uma sensação de alívio, consequentemente, a pessoa pode cometer abuso vocal e, no outro dia, vai amanhecer pior.
Gargarejo com sal – O gargarejo funciona para problemas de inflamação na laringe e na faringe, pelo efeito cicatrizante do sal, mas não funciona para o problema de voz, pois não chega até à prega vocal. Já o gargarejo com vinagre é condenado porque o vinagre vai sugar a água do organismo e causar desidratação.
Maçã – Muitas pessoas falam que a maçã é ótima para a voz. E é mesmo, porque tem um efeito que os especialistas chamam de “detergente”: quando ingerida, ela passa “limpando” a laringe, dando uma sensação de conforto e de voz mais clara. Além disso, trabalha a musculatura quando mordida.