Dicas de Saúde

A- A+

Cuidado com a hipertensão arterial!

A hipertensão arterial é a doença que mais atinge a população a partir dos 50 anos. Inicialmente, a doença não apresenta sintomas, por isso, o acompanhamento médico é fundamental

A maior doença que atinge a população depois dos 50/60 anos é a hipertensão. A chamada pressão alta ocorre quando a pressão que o sangue faz nas paredes das artérias, para a sua movimentação, é muito forte, ficando acima dos limites considerados normais.

Nos estágios de leve a moderado, ela não apresenta sintoma nenhum. Geralmente, quando as pessoas começam a sentir um desconforto, a hipertensão já é severa, mas vale ressaltar que não existe nenhum sintoma fixo para o problema.
O tratamento necessário para qualquer doença cardiovascular é com um enfoque multidisciplinar: acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas e educadores físicos. Além disso, é claro, o paciente tem que seguir as orientações do médico e não se automedicar. É necessário aderir ao tratamento, saber que é preciso tomar remédio para toda a vida, pois a hipertensão é controlada e não curada. Deve-se diminuir o sal, praticar exercícios físicos (alongamentos e caminhadas), não fumar e ter uma alimentação saudável, se alimentando de 3 em 3 horas.