Dicas de Saúde

A- A+

Barriga de chope pode causar osteoporose

O acúmulo de gordura na região abdominal geralmente está associado a outras doenças. A prática de exercícios físicos e alimentação adequada ajudam a evitar esse mal

Sabe aquela gordura localizada, muito comum nos homens que costumam consumir álcool com frequência? Ela é altamente prejudicial à saúde dos ossos. Uma pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu que barriga grande pode afetar o esqueleto dos homens.
A “barriga de chope” está vinculada ao aumento da circunferência abdominal (em homens quando é maior que 94 cm) e geralmente vem associada a outras doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. O acúmulo da gordura visceral produz algumas substâncias que vão predispor à baixa massa óssea, que são as citocinas inflamatórias. Essas, por sua vez, aumentam a resistência da ação da insulina, elevando o cortisol e diminuindo a testosterona, o que pode agravar a osteoporose.
Esse tipo de gordura fica bem próximo às vísceras e, nos homens, é mais comum acumulada no abdome. Para evitar esse e outros problemas, deve-se praticar exercícios físicos e ter um acompanhamento nutricional, passos fundamentais para uma vida mais saudável.